3 de mai. de 2014

Cinefilosofia: Mostra Tropicália + Hélio Oiticica

//Cine Filosofia: 

O cine-filosofia, projeto mensal do centro acadêmico de filosofia, adquire neste ano caráter quinzenal e absorve a temática provocativa que iniciamos ano passado com a realização do I Encontro de Filosofia Oriental. Desta vez na forma audiovisual de guerrilha epistêmica, procuramos questionar os sentidos de uma filosofia em nosso espaço histórico-geográfico latino-americano.

///Tropicália

Riqueza de material de arquivo inédito, pesquisa apurada e depoimentos esclarecedores fazem a diferença neste documentário. Um dos movimentos culturais mais festejados da história brasileira, o tropicalismo durou pouco. Entre 1967 e 1968, Caetano Veloso e Gilberto Gil, dois dos maiores expoentes, lançaram canções de vanguarda que, diferentemente de outras músicas da época, criticavam o período militar de uma forma mais anárquica e pop. O auge se deu no disco Tropicália ou Panis et Circensis. Além de Gil e Caetano, a obra reuniu Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes, Nara Leão, a poesia de Torquato Neto e Capinam e os arranjos de Rogério Duprat. O movimento se estendeu ao cinema novo de Glauber Rocha e ao teatro de José Celso Martinez Corrêa. O mesmo se deu no campo da crítica, com a Poesia Concreta dos irmãos Campos e de Décio Pignatari. Foram os concretistas que apoiaram o movimento à primeira hora. Por meio deles, os compositores chegaram à poesia e à filosofia antropofágica do modernista Oswald de Andrade

De uma forma envolvente e criativa, o documentarista Marcelo Machado (sócio nos anos 80 de Fernando Meirelles na produtora Olhar Eletrônico) relembra passo a passo do surgimento do tropicalismo: dos festivais da Record ao exílio de Caetano e Gil, em Londres, por meio de imagens tiradas do baú. Trata-se, portanto, de um amplo e rico painel musical e visual, tratado sem preguiça nem presunção.

(2012, direção: Marcelo Machado - com: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa. - 87 min. - Documentário)

/// Heliorama

Uma curiosa montagem que reúne cinejornais, trailers, clipes e outros fragmentos inéditos e visionários (de som e imagem) do saudoso artista plástico HÉLIO OITICICA.

(Gênero: Documentário, Experimental
Diretor: Ivan Cardoso Elenco: Antonio Manoel, Caetano Veloso, Carlinhos do Pandeiro, Dom Pepe, Haroldo de Campos, Helio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Waly Salomão Duração: 14 min - Ano: 2004)


///Comentários:

Flávia Cera é psicanalista, doutora em Teoria Literária, com tese sobre a poética corporal/ambiental de Hélio Oiticica. Co-editora do Sopro e da Cultura e Barbárie.

infos: thor.verass@gmail.com

Quando: quarta-feira, 7 de maio.
Horário: 19h
Local: Mini Auditório do CFH - UFSC

///

"Um poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical se inicia resplandente, cadente, fogueira num calor girassol com alegria na geléia geral brasileira que o jornal do brasil anuncia.”

Gilberto Gil e Torquato Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário