14 de jun. de 2014

CINEFILOSOFIA: ”Awara Nane Putane – Uma história do cipó” e "Yube Nawa Aibu"


Filosofia e Pensamento Indigena

Quando: 05 Junho 2014, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Mini-Auditório do CFH, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1436347856623023

O Cine Filosofia, projeto mensal do centro acadêmico de Filosofia, exibe ”Awara Nane Putane – Uma história do cipó” e "Yube Nawa Aibu", no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), dia 5 de junho, quinta-feira, às 19h, com comentários de Marcos de Almeida Matos, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Filosofia e Pensamento Indígena 

"Awara Nane Putane – Uma história do cipó” é um curta-metragem em animação que conta o mito de origem do uso tradicional da ayahuasca, na versão da etnia yawanawa, que vive no coração da floresta amazônica, nas margens do Rio Gregório, no Estado do Acre. O curta é todo falado em idioma yawanawa, povo que pertence ao tronco linguistico Pano. Direção: Sérgio de Carvalho 

"Yube Nawa Aibu" - O autor parte de sua própria experiência para mostrar a aproximação entre um garoto e a cultura do seu povo. Um dia, ao ver seus tios tomando o cipó (o cipó jagube ou mariri, um dos ingredientes do chá que é usado em diferentes tradições religiosas na Região Amazônica) e cantando músicas tradicionais, ele teve curiosidade de também participar do ritual. Direção: Vandete Cerqueira Sereno Kaxinawá 

Comentários 

Marcos de Almeida Matos é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), atualmente faz doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, onde faz pesquisa sobre etnologia indígena na Amazônia Ocidental. É professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre e líder do Laboratório de Antropologia e Florestas - AFLORA. Membro do #ATOA. 

Cine Filosofia 

Cinefilosofia - Mostra de filmes latino-americanos é um projeto do centro acadêmico de Filosofia da UFSC. O projeto adquire neste ano caráter quinzenal e absorve a temática provocativa que iniciaram ano passado com a realização do I Encontro de Filosofia Oriental. Desta vez na forma audiovisual de guerrilha epistêmica, procura-se questionar os sentidos de uma filosofia no espaço histórico-geográfico latino-americano.
Cine Filosofia exibe "Awarã Nane Putani" e" Yube Nawa Aibu"

Nenhum comentário:

Postar um comentário